• Michael Alexsander

A melhor planilha de orçamento financeiro pessoal grátis

O termo orçamento financeiro recebeu um significado popular negativo ao longo dos anos, nos trazendo uma imagem equivocada de aperto, controle rigoroso de centavo a centavo, vida regrada, limitada e infeliz.


Um orçamento financeiro pessoal, familiar ou doméstico, nada mais é que uma lista de receitas e despesas que estão por vir - no próximo mês ou até mesmo no próximo ano. Essa lista nos ajuda a planejar como o dinheiro será gasto e/ou economizado.





Ao contrário de relacionar o orçamento financeiro ao teto de gastos, algo que remete limite, é mais saudável relacionar a um mapa, que te mostra onde você pode percorrer com mais segurança e vai te levar a um objetivo.


O orçamento financeiro é a melhor ferramenta para mostrar, de forma clara e escrita, seus hábitos reais de consumo. Ao listar toda sua renda mensal em relação a todas as suas despesas mensais (desde despesas obrigatórias como aluguel, água e luz até gastos supérfluos, como cinema e vídeo game), você obtém uma ilustração real de seu fluxo de caixa pessoal, o que lhe permite tomar decisões financeiras embasadas. É exatamente essa ferramente que vai mostrar o que você deve pagar primeiro, em uma situação de aperto orçamentário.


A crise que estamos enfrentando nesses últimos anos devido à pandemia do Coronavírus é a maior da história, imprevistos financeiros ou perda de emprego está comum. Esse é o melhor momento, para entender de vez, como essa ferramenta vai te ajudar a superar a crise e ainda se preparar para um futuro melhor pra você e sua família.


Como usar a planilha de orçamento financeiro mensal


A condição financeira e os hábitos de cada pessoa são diferentes, você vai perceber que nem todas as categorias da nossa planilha se aplicam às suas receita e/ou despesa.


O período mensal é o melhor prazo para se estabelecer um orçamento pessoal ou familiar de um indivíduo no Brasil, devido aos salários serem mensais e as contas fixas e parcelamentos nos cobrarem mês a mês.


Caso você receba remuneração semanal ou execute pagamentos quinzenais, por exemplo, some-os e considere sempre sua renda mensal, escrevendo o resultado na linha e coluna apropriadas, pois é assim que nossa planilha funciona.


Pode também acontecer o contrário, ter despesas planejadas e recorrentes que não são mensais, que ocorrem com menor frequência do que mensalmente, um bom exemplo são as despesas semestrais, ou uma vez por ano. Para registrar essas despesas (o IPVA do seu carro, ou o IPTU, ou a assinatura anual de um aplicativo) em sua planilha de orçamento financeiro mensal, simplesmente calcule a despesa total para um ano inteiro e divida-a por 12 para encontrar a despesa "mensal". Escreva esse número na linha e coluna apropriadas.


Como preencher a planilha de orçamento financeiro mensal


O início parece difícil, mas perceba que será um trabalho gostoso e satisfatório, pois o resultado será incrível e vai te surpreender.


Colete todas as informações financeiras possíveis, como boletos pagos, comprovantes de pagamento manual, recibos de pagamento em maquininha, faturas de cartão de crédito, extrato bancário e qualquer outra informação que ajude a fazer a melhor e mais precisa estimativa de suas despesas esperadas.


Faça o mesmo com suas receitas, reúna todos os recibos de recebimento, seu contra cheque e principalmente o extrato bancário, caso seu salário seja depositado em conta bancária.


Para iniciar seu orçamento, baixe a planilha clicando aqui: BAIXAR PLANILHA DE ORÇAMENTO FINANCEIRO PESSOAL GRÁTIS. Depois de baixar, abra e leia atentamente a aba "Instruções".


Preencha a coluna de "Valor $ mensal" de cada despesa, por linha, da maneira que melhor se encaixa à suas despesas para os próximos mêses, sempre tendo como referência os meses passados.


Se uma determinada categoria não se aplicar a você, tranquilo, você pode simplesmente deixá-la em branco ou inserir o numeral zero na célula.


Ao longo do mês, acompanhe sua receita e seus gastos. No final do mês, preencha a coluna "Realizado" e compare com suas "Previsões" primárias.


É normal errar feio nas primeiras previsões, não se preocupe, isso vai se ajustando com o passar dos meses. Pode ser que você tenha exagerado na previsão dos gastos com transporte, mas previu pouco no gasto com lanches, por exemplo, registre a diferença sem alterar o original previsto.


Trate as primeiras alterações como exercício todos os meses, é extremamente necessário nesse início, pois vai te ajudar a desenvolver e aperfeiçoar seu orçamento mensal mais assertivo para referência no futuro.


Como analisar os resultados da planilha de orçamento financeiro pessoal


Uma coisa é certa, você vai se assustar com o resultado da planilha. Existe chance de não acreditar que aquilo seja verdade, vai inclusive duvidar do resultado ao ponto de descredibilizar seus registros. Mas você terá que ter resiliência e persistir.


Ao final de cada mês, se descobrir que está recorrentemente gastando mais do que ganha, pode ser hora de olhar mais de perto onde você está gastando seu dinheiro e ajustar as áreas onde pode compensar a diferença.


Se por outro lado, você descobrir que sempre tem dinheiro sobrando todos os meses, agora você tem a oportunidade de decidir o que fazer com esse dinheiro extra, investir ou trocar de carro, por exemplo.


Aqui na Super Simples, nós sempre orientamos nossos clientes a criarem um fundo de emergência. Você também pode contribuir para crescer sua aposentadoria. Considere pagar certos empréstimos mais rápido, ou talvez você possa começar a economizar empreender em um sonho.


Agora você tem o alicerce necessário para tomar as melhores decisões financeiras do dia a dia, aproveite a planilha --> BAIXAR PLANILHA DE ORÇAMENTO FINANCEIRO PESSOAL GRÁTIS