• Ana Carolina Rocha

Entenda o que é Pix

Vantagens e cuidados que deve-se ter antes de começar a usar esta nova psicologia


Entenda o que é Pix

Certamente você já escutou o termo Pix nos últimos dias. Mas, afinal, o que significa essa sigla que tem dado o que falar? Nada mais é que um meio de pagamento eletrônico instantâneo lançado oficialmente no Brasil no dia 5 de outubro.


A novidade faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), estabelecido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), e deve tornar-se uma realidade em nossa rotina a partir do dia 16 de novembro.


Por meio do Pix, será possível realizar transações como transferências e pagamentos em até dez segundos, com exceção dos casos em que houver suspeita de fraude. Nestas situações, os pagamentos ou as transferências poderão demorar até 30 minutos para serem efetivados.


Além da agilidade, outra vantagem é que sistema estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano. E o melhor: traz ainda mais alívio para o bolso de todos, que ficarão livres dos custos das TEDs e dos DOCs.


A princípio, o sistema terá duas maneiras de funcionamento diferentes: pagamento entre pessoas físicas e entre pessoas físicas e jurídicas. Em ambos, aquele que paga utilizará a chave Pix daquele que recebe para fazer a transferência (que no caso de pessoas físicas pode ser um código QR, um link de pagamento, o código da chave Pix ou algum dado pessoal como CPF, número de telefone ou e-mail do receptor, já no caso de pessoa jurídica pode ser um código QR ou o código da chave Pix do estabelecimento.


Atenção aos golpes

Desde o início da pandemia do Coronavírus, a internet tornou-se uma verdadeira aliada da nossa rotina. Fazer compras, solicitar serviços e realizar operações bancárias, que antes eram feitas virtualmente, são parte do cotidiano de todos neste novo ‘normal’.


No entanto, junto às facilidades trazidas pelo ambiente virtual surgiram também novos golpes virtuais. A equipe da Super Simples elaborou uma cartilha com os principais deles para você saber como se proteger e zelar também pelos que você ama. Clique aqui e confira o conteúdo completo


Por isso, caso você queira utilizar o Pix é preciso estar atento. Isso porque criminosos já estão usando anúncios falsos de cadastramento. Assim, o recomendado é entrar diretamente em contato com as instituições bancárias para fazer o seu cadastro para não cair em ciladas!


© 2020 Super Simples. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por Mic Aof