• Ana Carolina Rocha

O que os aposentados precisam saber sobre finanças

A terceira idade ou melhor idade, como dizem por aí, é momento de realizar sonhos planejados durante toda a vida. Afinal, após décadas de trabalho e de dedicação, nada mais justo que concretizar esses desejos. Uma viagem ao exterior, a compra de um sítio para aproveitar com a família, a reforma da casa são alguns exemplos muito recorrentes.



Independentemente de ter ou não planos, a aposentadoria deve ser desfrutada com tranquilidade. Mas, com o aumento contínuo da expectativa de vida, ou seja, as pessoas têm vivido por mais tempo, muitas vezes, o dinheiro da aposentadoria torna-se insuficiente para arcar com os gastos familiares.


Assim, com a grana curta, falta também dinheiro para realizar os sonhos. Mas calma, nem tudo está perdido! Com planejamento e organização, você terá recursos para fazer tudo o que deseja e, de quebra, manter o seu padrão de vida.


Confira a seguir algumas dicas da equipe da Super Simples para que os aposentados aprendam a gerenciar de forma mais inteligente o seu dinheiro.


Controle os seus gastos essenciais e não essenciais


Para não ficar apertado no final do mês, é preciso saber quanto você ganha e gasta. Para te ajudar a saber como o seu dinheiro tem sido aplicado, confira aqui uma planilha que preparamos especialmente para este controle. Mesmo não sendo aposentado, o documento também serve pra você. Afinal, controlar os gastos deve fazer parte da rotina de todo mundo, não importa a idade! E, quanto mais cedo começar a poupar, melhor!


Fique de olho no orçamento


É comum que os aposentados tenham gastos mais urgentes, não é mesmo?


Enquanto pessoa mais jovem está disposta a se privar um pouco para gastar menos e conquistar seus sonhos e demais prioridades do consumo, os aposentados estão mais focados em sua tranquilidade com relação ao bem-estar e saúde.


Assim, as aquisições de serviços, alimentos, remédios e demais itens tornam-se prioridades, mas nem por isso devem ser pagas sem uma análise das finanças.


Como a ideia é evitar ficar apertado, é fundamental estar atento na hora das compras. Tente sempre pagar à vista para ter descontos, pesquise preços, use programas de descontos oferecidos pelas empresas nas quais é cliente e de milhagens para comprar passagens de avião.


Aproveite os benefícios a seu favor


Procure se informar sobre os serviços que lhe são assegurados pelo Estatuto do Idoso. A distribuição gratuita de remédios, principalmente os de uso continuado (para tratamentos de doenças como hipertensão e diabetes), o direito à passagem gratuita em transportes públicos e interestaduais, juntamente com os descontos em eventos artísticos, culturais e de lazer são os benefícios mais conhecidos e utilizados pelos idosos.


Eles são de grande valia para que você economize uma boa parte da sua aposentadoria, se divirta e nunca fique endividado.


Baixe agora nossa Planilha de Controle de Gastos. É GRÁTIS!


© 2020 Super Simples. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por Mic Aof