• Ana Carolina Rocha

Sete dicas para o seu orçamento familiar



Sabemos que muitas pessoas têm dificuldades para lidar com o dinheiro e chegam ao final do mês com o saldo negativo no banco ou com uma fatura enorme no cartão de crédito.


Dentre as principais causas disso estão a falta de planejamento e organização com o orçamento familiar e o descontrole na hora de consumir.


Se este é o seu caso, saiba que é possível reverter essa situação e tomar as rédeas do seu dinheiro.


Nós da Super Simples, além de sermos especialistas em crédito, também ajudamos os nossos clientes a aprenderem a controlar melhor o próprio dinheiro. A seguir, listamos algumas dicas valiosas para você planejar o seu orçamento familiar para que as contas fechem todo mês.



  • Na busca pelo equilíbrio do orçamento familiar, a participação de todos os familiares é fundamental. Todos devem se sentir responsáveis, assim, ficará mais fácil atingir metas, já que todos estarão comprometidos com o corte de despesas.


  • Anote todos os gastos da família e os respectivos meios de pagamento. Não se esqueça de incluir o cafezinho e outros gastos menores. Faça isso diariamente, pois depois de alguns dias fica difícil recordar como o dinheiro foi empregado. Para te ajudar, elaboramos esta planilha. Clique aqui e baixe-a gratuitamente.


  • Estabeleça prioridades para as despesas da família para identificar facilmente os itens supérfluos daqueles essenciais. Isso irá facilitar a tomada de decisão quando for cortar gastos.


  • Defina limites de gastos para cada categoria de despesa e acompanhe ao menos semanalmente se os gastos estão evoluindo dentro do limite definido;


  • Estabeleça metas de poupança para a realização de sonhos e também para ter uma reserva financeira destinada a imprevistos. Lembre-se que pagamentos à vista permitem descontos expressivos e que, somados, podem resultar numa significativa economia;


  • Planeje as compras com antecedência. Por exemplo, ao comprar um carro para a família, não se esqueça de avaliar o impacto das despesas extras como IPVA, seguro, manutenção e combustível em seu orçamento;


  • Tenha cuidado com as compras de supermercado. Uma simples ida ao mercado pode fazer um estrago e tanto no orçamento familiar. Para evitar que isso aconteça, é essencial colocar em prática algumas medidas, como nunca fazer compras com fome, pesquisar preços antes de sair às compras e adquirir apenas o necessário.


Você está sabendo gerenciar suas contas com sabedoria?


Se a resposta for "não", vamos te ajudar a dar o primeiro passo. Vou te dar acesso a uma planilha que irá te ajudar a mensurar as suas despesas mensais, clique aqui.



© 2020 Super Simples. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por Mic Aof