• Michael Alexsander

Tipos de empréstimo consignado

Quem nunca se deparou diante de um situação financeira complicada? Motivada por diferentes imprevistos, problemas de saúde, bater o carro, perder o emprego, enfim... Nessas horas não existe outra alternativa que não seja solicitar um empréstimo.



Atualmente existem diversas modalidades de empréstimo, com garantia, sem garantia, crédito pessoal, crédito rural, refinanciamento de bens, antecipação de recebíveis, e muitos outros.


Cada uma dessas linhas de crédito possuem características, prazos, taxas, vantagens e desvantagens, que são inerentes ao perfil do tomador que precisa atender a algumas especificações. Por exemplo, a antecipação de recebíveis é especificamente para empresas que possuem recebimentos a vencer, no cartão de crédito ou no cheque, proveniente das vendas parceladas.


Os bancos possuem um verdadeiro arsenal de empréstimos. Um mix de produtos de crédito com potencial de atender cada perfil de consumidor de crédito.


Qual empréstimo tem a melhor taxa


Quando o assunto é taxa, ninguém ganha do empréstimo consignado, ele é, sem dúvida, o campeão disparado das taxas baixas. Isso porque é garantido e descontado diretamente em uma fonte de renda.


Vamos te explicar quais são os tipos de Empréstimo Consignado disponíveis no mercado, principalmente ofertados pelos grandes bancos. Assim você vai identificar qual se encaixa na sua necessidade, e qual você tem direito, para se beneficiar de todas as vantagens.


Todo empréstimo consignado, por característica, deve ser descontado automaticamente, seja na folha de pagamento, contracheque ou benefícios do INSS.


Quem pode tomar empréstimo consignado


Todos que possuem uma fonte de renda de onde a instituição possa descontar automaticamente as parcelas do empréstimo. Por isso as taxas costumam ser pequenas, já que o tomador não pode deixar de pagar as parcelas.


Veja quem pode ser tomador desse tipo de empréstimo:

  • Aposentados pelo INSS;

  • Pensionistas do INSS;

  • Servidores Públicos Federais (SIAPE);

  • Servidores Públicos Estaduais e Municipais;

  • Militares das Forças Armadas; e

  • Funcionários com carteira assinada (desde que possuam convênios bancários)



Quais os tipos de empréstimo consignado


Empréstimo Consignado para Aposentados pelo INSS

O empréstimo consignado mais popular, é voltado exclusivamente para quem recebe aposentadoria, ou seja, contribuíram durante toda a vida de trabalho ativo, para a previdência social.


Os aposentados podem tomar até 9 contratos de empréstimo consignado, desde que o valor total das parcelas não ultrapassem 35% do valor da aposentadoria.


Características Principais:

  • O prazo de pagamento é de até 72 meses;

  • Taxa de juros de no máximo 2,08% ao mês; e

  • Idade do cliente não deve ultrapassar os 80 anos.


Empréstimo Consignado para Pensionistas do INSS

Para aqueles que recebem o benefício de pensão, ou seja, dependentes de quem recebia aposentadoria. Porem, nem todos os tipos de pensão são consignáveis.


Os pensionista podem assinar até 9 contratos de empréstimo consignado, desde que o valor total das parcelas não ultrapassem 35% do valor da aposentadoria.


Características Principais:

  • O prazo de pagamento é de até 72 meses;

  • Taxa de juros de no máximo 2,08% ao mês; e

  • Idade do cliente não deve ultrapassar os 80 anos.


Empréstimo Consignado para Servidores Públicos Federais – SIAPE


  • Servidores Públicos Federais Civis;

  • Servidores Públicos Federais Militares;

  • Idade entre 21 e 80 anos;

Lembrando que celetistas (CLT), comissionados, servidores de contrato temporário e servidores fora da sua Unidade Federal não podem tomar esse tipo de empréstimo consignado.


O prazo do contrato pode ser de até 96 meses e a parcela é debitada automaticamente no contracheque e pode ocupar até 35% do rendimento líquido do servidor, sendo que 5% é, exclusivamente para cartão de crédito consignado.


Empréstimo Consignado para Servidores Municipais e Estaduais


  • Servidores Municipais e Estaduais ativos, ou seja, em serviço;

  • Servidores aposentados; e

  • Servidores pensionistas.


Tempo máximo de contrato é de 96 meses e devem seguir às leis estaduais e municipais, respectivas a cada categoria. O valor da parcela é descontado automaticamente na folha de pagamento do servidor.



Lembrando que estagiários, terceirizados, comissionados ou servidores de contratos temporários não podem tomar esse tipo de empréstimo consignado.


Empréstimo Consignado para Militares das Forças Armadas

Tem direito todos os setores das Forças Armadas, integrantes do Exército, Marinha e da Aeronáutica.


As taxas do empréstimo consignado para militares, ativos ou não, é menor do que das outras categorias, ela parte de 1,50% ao mês e o prazo do contrato pode ser de até 96 meses.


Empréstimo Consignado para Trabalhadores com Carteira assinada


Se você não é funcionário público, pode ficar feliz, existe o crédito consignado privado ou particular.


Qualquer funcionário registrados conforme as regras da CLT, tem direito ao empréstimo consignado com taxas bem atrativas, desde que a empresa contratante tenha convênio com instituições bancárias autorizadas.


As taxas costumam ser de 1,40% a 3,50% ao mês, vai depender do banco conveniado.


Se o empregado for demitido ou a empresa contratante falir, o funcionário passa a ser o responsável pelo pagamento do restante da dívida.


Como contratar um empréstimo consignado


Você pôde conferir todas as vantagem de vários tipos de empréstimo consignado, e para quem se deve cada um deles, mas você sabia que o crédito consignado também pode ser simulado e contratado sem sair da sua casa. Simule aqui!

© 2020 Super Simples. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por Mic Aof