• Michael Alexsander

Tipos de Empréstimo mais populares

Imprevistos acontecem com qualquer um, todos os dias. Pode ser que nesse momento você precise de dinheiro, acertei? Ou você pode querer, simplesmente, comprar um carro novo. A verdade é que você está precisando fazer um empréstimo, mas não sabe quais são as linhas de crédito oferecidas pelos bancos?



Em suas pesquisas você vai se deparar com uma infinidade de opções de crédito, pois elas são voltadas para os mais diversos perfis de necessidade. Vai encontrar o crédito pessoal, crédito estudantil, empréstimo consignado, crédito rural, refinanciamento de bens, antecipação de recebíveis, e muitos outros.


Os empréstimos, todos eles, de todos os tipos, se tornaram frequentes entre os brasileiros, principalmente quando falamos em tempos de crise, onde muitos não costumam ter a famigerada reserva de emergência.


Mas não se desespere, antes de escolher algum tipo de empréstimo, é primordial conhecer e entender bem as opções disponíveis. Vou te apresentar os 4 tipos de empréstimos mais populares no Brasil, em seguida você vai definir qual a melhor opção para você, combinado?


Crédito pessoal


O crédito pessoal é o número um em ofertas pelo banco, por que será hein? É um tipo de empréstimo flexível e sem características definidas do perfil do tomador, qualquer um pode pleitear e utilizar o dinheiro como quiser.


Para solicitar o empréstimo deve-se seguir as políticas do banco, mas o consumidor não precisa oferecer nenhuma garantia para o pagamento do empréstimo. No entanto, essa opção está sujeita à análise de crédito para aprovação.


Crédito automotivo


Caso pretenda comprar um carro, mas precisa de um empréstimo para te ajudar com esse objetivo, você pode contratar o crédito automotivo. Os carros, principalmente os novos, costumam ter valores elevados, portanto você pode optar por essa linha de crédito específica para esse objetivo.


Caso você esteja pensando em contratar esse empréstimo, saiba que pode optar tanto por financiamento, quanto por consórcio. Porém, é indicado que ao escolher por essa opção, que o consumidor tente dar um valor de entrada e financie o restante do valor do carro.


Dessa forma, os juros ficam menores e você pode quitar o veículo de forma mais rápida.


Crédito habitacional


Bem tradicional aqui no Brasil, popularizado pela Caixa Econômica Federal, o crédito habitacional é disponibilizado para construção, reformas ou aquisição de imóveis. O mais comum é o financiamento, onde o valor total do imóvel é acrescido de taxas de juros e parcelado por muito tempo, podendo chegar à 35 anos. Uma vida não é mesmo?!


A contratação é feita por um banco e o consumidor passa a ser devedor daquela instituição financeira. Para solicitar o crédito habitacional é necessário verificar as condições e os documentos do imóvel e principalmente do comprador, exigidos pelo banco.


Dentre várias, uma das vantagens desse tipo de crédito é que o saldo do FGTS pode ser utilizado como entrada, o que ajuda a reduzir o saldo devedor, proporcionando menores parcelas ou um prazo reduzido.


Empréstimo consignado


Uma opção bem popular entre os aposentados, é a solução mais prática dentre as citadas. Os valores do empréstimo são cobrados automaticamente na folha de pagamento ou na aposentadoria do tomador.


Essa opção é muito procurada porque possui taxas de juros bem baixas, além de prazos mais longos para pagamento. A liberação do crédito costuma ser muito simples e rápida de serem feitas. O motivo de todas essas vantagens é simples, já que o tomador não pode deixar de pagar, existe a segurança de que o pagamento será débito do salário ou do INSS do contratante.


Essa modalidade se tornou tão fácil e comum, que hoje você pode fazer um empréstimo consignado sem sair de casa.


Outra vantagem do consignado é que o tomador não precisa indicar como irá utilizar o dinheiro solicitado. Ou seja, não precisa apresentar nenhuma justificativa para a solicitação do empréstimo.


Qual empréstimo é o melhor


Nossos especialistas recomendam simular qualquer tipo de empréstimo antes de contratar. Calcule o valor desejado e pontue as opções que atenda às suas necessidades.


Cuidar do orçamento doméstico e familiar é sempre a prioridade, lembre disso! Quero simular um empréstimo consignado agora.

© 2020 Super Simples. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por Mic Aof