• Ana Carolina Rocha

Tudo que você precisa saber sobre aposentadoria por invalidez



Independentemente da idade, é necessário zelar sempre pela nossa saúde. Afinal, ela é o nosso maior bem e, por isso, deve ser preservada por meio da adoção de bons hábitos diários, como você pode conferir aqui.


No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e, muitas vezes, temos que nos reorganizar. Isso vale tanto para a nossa saúde financeira como para o nosso bem-estar.


Quem nunca teve que fazer malabarismos para pagar todas as contas e, mesmo assim, ficou no vermelho e teve que usar as nossas cinco dicas para voltar ao azul


Ou então apesar das posturas sadias, foi acometido por grave doença ou acidente que impediu de trabalhar? Quando isso ocorre, o trabalhador é aposentado por invalidez, ou seja, a partir daí, ele receberá o benefício previdenciário do INSS, já que está impossibilitado de exercer as suas atividades temporariamente ou não poderá ser reabilitado em outra profissão.


Para esclarecer, vamos apresentar dois exemplos de situações


Luís atuava como mecânico em uma montadora de carros e, no ano passado, por um descuido no equipamento que fazia a suspensão do veículo, teve a sua mão amputada.

Já Rafael trabalhava como eletricista quando caiu de uma escada, deixando-o tetraplégico.


Diferente de Luís, que foi transferido de função na própria empresa – migrando para a área administrativa, Rafael não poderá mais trabalhar em função do acidente. Na prática, isso significa que só Rafael será aposentado por invalidez.


Mas atenção! A aposentadoria por invalidez não se restringe apenas a acidentes de trabalho. Problemas de saúde também podem levar à aposentadoria por invalidez.


Agora que você já sabe como ela se aplica, confira outras dúvidas frequente sobre o tema.


  • O benefício é válido por toda a vida?

Ele é válido enquanto persistir a sua incapacidade. O INSS pode fazer uma perícia médica a cada dois anos para atestar se você ainda continua incapacitado total e permanentemente. Essa regra não se aplica para quem tem 60 anos de idade ou que tem mais de 55 anos de idade e 15 anos de benefício por incapacidade.


  • Quais são os requisitos para aposentar por invalidez?

Para conseguir ter esse benefício, é necessário ter uma carência mínima de 12 meses; estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença te incapacita ou estar no período de qualidade de segurado; e estar incapaz total e permanente para o trabalho, conforme laudo pericial.

E não se esqueça: se ainda ficar difícil fechar as contas ao final do mês, você pode buscar a ajuda da Super Simples para pedir um empréstimo consignado. Clique aqui e saiba mais:





© 2020 Super Simples. Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por Mic Aof